Tendo em conta a possibilidade de adequar o seu estilo de comunicação ou gestão, depois de participar no Programa de capacitação do ELIT-IN para a melhoria e aquisição de competências essenciais para o mercado de trabalho, gostaríamos que respondesse a este pequeno questionário sobre a sua disposição para mudar. Para clarificar e facilitar as respostas, por favor escreva, numa linha apenas, a possível alteração que efetuaria ao seu estilo de comunicação ou gestão.

Este módulo é parte integrante do plano de aprendizagem e treino, elaborado com base nas informações extraídas dos resultados das atividades do projeto IO1, IO2 e IO3. O Presente módulo de Gestão do Tempo destaca os aspetos principais a ter em consideração para uma eficaz gestão do tempo, estabelecendo a distinção entre o que é urgente, o que é importante daquilo que é desnecessário, através de explicações teóricas, bem como de exercícios práticos. Este módulo auxilia os participantes (atletas de alto nível) a avaliar as atividades que atualmente ocupam a maior parte das suas vidas, fornecendo sugestões práticas de como as planear e registar.

Os participantes são também incentivados a considerar a possibilidade de reprogramação das atividades para uma melhor gestão do tempo (definição de metas e mudanças comportamentais), associada à adoção de medidas que ajudem nesse fim, tanto no universo do trabalho como da vida privada.

Diversas leituras sugeridas, bem como vídeos ilustrativos ajudam os participantes a desenvolver um pensamento crítico sobre a Gestão do Tempo e sobre hábitos improdutivos, no sentido de melhorar as suas habilidades e capacidades neste domínio.

Este módulo é parte integrante do curso de formação Elite-In, que resulta das informações obtidas a partir dos resultados das atividades do projeto IO1, IO2 e IO3. O atual módulo destaca o significado de Teamwork, Team Building e a diferença entre ambos, a sua relevância para uma organização, bem como a importância da formação em Teamwork e Team Building, identificando as características de uma Equipa de Alto Desempenho e das equipas eficazes, aflorando os processos de equipa eficazes, as competências para implementar mudanças eficazes no local de trabalho e para identificar e caracterizar estratégias e atividades de Team Building, tanto através de explicações teóricas como de exercícios práticos. Este módulo ajudará os participantes (atletas de alto nível) a considerar os aspetos críticos e os benefícios do Teamwork e Team Building.

Os participantes serão também incentivados a considerar a formação e a melhoria destas competências, habilidades e capacidades para facilitar a integração no mercado de trabalho.

Várias leituras e vídeo sobre a temática apoiam os participantes no desenvolvimento do trabalho em equipa, na compreensão da equipa, na aquisição de conhecimentos e competências de forma a melhorar as suas competências nesta área.

O módulo dedicado à Arte da Negociação foca-se na adoção de habilidades transversais relevantes que podem levar a um desempenho bem-sucedido em qualquer situação da vida ou do trabalho. A negociação é um processo que pode ocorrer consciente ou inconscientemente quase a cada minuto do dia. Portanto, o estabelecimento de diferenças entre negociação e discussão, ou argumentação, introduzirá os participantes na arte da negociação. Os elementos específicos da negociação serão explicados, destacando uma diferença determinante que existe entre a negociação, que é um processo complexo no qual se tenta encontrar uma solução, que difere da partilha de um ponto de vista.

Além disso, o módulo esclarecerá as situações que exigem negociação, pois nem tudo é negociável. Para entender verdadeiramente o processo de negociação serão discutidos, brevemente metas e resultados, concentrando-se nestes últimos como uma possível solução. São afloradas as situações ganha-ganha (win-win) ou ganha-perde (win-lose). Depois que os participantes se familiarizarem com os conceitos básicos de negociação, serão apresentadas as especificidades dos estilos de negociação. Nesta fase, os formandos começarão a reconhecer algumas semelhanças e diferenças nas suas estratégias de negociação e, provavelmente, identificar-se-ão com um tipo de negociação. Finalmente, o módulo aborda algumas das estratégias de negociação mais conhecidas, destacando que nem todas as negociações resultam numa situação em que todos ganham e que, às vezes, "afastar-se" pode ser a melhor alternativa.

Este módulo é parte integrante do plano de formação e resulta consiste das informações obtidas através dos resultados das atividades do projeto IO1, IO2 e IO3 do projeto Elite-In.

A ética é considerada um dos campos mais importantes da filosofia. Está intimamente relacionado a conceitos como a moral e lida com as “ações das pessoas de acordo com sua consciência e responsabilidade” (Gurria, 1996).

Segundo Orme e Ashton (2002), a ética deve basear-se em estruturas, políticas, códigos ou uma conscientização geral de um conjunto de regras. Da mesma forma, impõe que os indivíduos saibam distinguir entre o que é certo ou errado, que sejam capazes de tomar decisões difíceis e que sejam determinados o suficiente para cumpri-las. 

Este módulo de Ética no trabalho destaca a importância do conhecimento e do desenvolvimento de boas práticas no trabalho, levando em consideração valores morais, evitando dilemas éticos mais frequentes e identificando as situações nas quais esses dilemas ocorrem. Por outro lado, aborda os valores morais e éticos relevantes para o sucesso no mundo do trabalho.

Este módulo ajudará os participantes (atletas de alto nível) a considerar comportamentos e atitudes, por forma a melhor os compreender e a discriminá-los entre bons e maus. Os participantes também serão incentivados a realizar uma autoanálise, para melhorar sua capacitação e qualificação com vista a melhorar a sua prestação laboral.

Este módulo é parte integrante do esquema do pacote de treinamento, composto por informações obtidas dos resultados das atividades de projeto IO1, IO2 e IO3. O atual módulo Gerenciamento de tempo está destacando o conhecimento da solução de problemas de forma eficaz.

O objetivo do treinamento para resolução de problemas (ERP) é ajudar a pessoa a identificar e resolver os diferentes problemas que podem aparecer nas diferentes áreas vitais. Este módulo ajudará os participantes (atletas de nível superior) a considerar os aspetos críticos e os benefícios do processo de solução de problemas.

Os participantes também serão incentivados a considerar o treinamento e o aprimoramento dessas habilidades e competências para facilitar a integração no mercado de trabalho.

Várias leituras e vídeo aulas apoiam os participantes no desenvolvimento de conhecimentos e habilidades para solucionar problemas, a fim de melhorar suas competências neste campo.

Este módulo é parte integrante do plano de formação do projeto Elite-In e resulta das informações obtidas nos estudos anteriores do projeto, designadamente nas atividades IO1, IO2 e IO3. Este módulo sobre empreendedorismo focaliza-se nas capacidades e habilidades dos empreendedores, em especial nas capacidades e nos desafios impostos por uma economia inovadora do conhecimento. Este módulo ajudará os participantes (atletas de alto nível) a adquirir conhecimentos e discernimentos relevantes para a prática de negócios, habilidades de liderança e um entendimento das subtilezas de negócios socialmente responsáveis.

Várias leituras e lições em vídeo ajudam os participantes a desenvolver um pensamento crítico sobre empreendedorismo e as habilidades, comportamentos e atitudes necessárias para o sucesso do seu projeto.

Este módulo é parte integrante do curso de formação para a melhoria de competências transversais Elite-In, constituído a partir dos resultados obtidos nas atividades do projeto IO1,IO2 e IO3. Neste curso vai aprender a desenvolver as suas habilidades de comunicação e a forma mais adequada para as utilizar, positivamente, no local de trabalho e na vida. Vai verificar as razões pelas quais as habilidades de comunicação são tão importantes, e vai identificar os fatores que influenciam o quão bem os outros vão reagir e responder à sua mensagem.